PLANO DE TRABALHO - TERMO DE COLABORAÇÃO Identificação do Proponente: Nome da OSC: Associação Movimento Solidário CNP]: 29.216.657/0001-72 Endereço: Avenida Batista Maciel, 105 Complemento: Bairro: Pedreira CEP: 04459110 Telefone: (11) 97418-1518 Telefone: (11) 99666-5334 Telefone: (11) 97129-6579 E-mail: amos.filialgru@gmail.com Site: Dirigente da OSC: José Carlos Domingues Latorraca CPF: 179.516.258-92 RG: 22.824.068-2 órgão Expedidor: SSP-SP Endereço do Dirigente: Rua Tibiri, 175 — Apto 41- Jardim São Paulo - São Paulo — SP — CEP: 02043-070 2. Dados do UE: Nome: Associação Movimento Solidário Endereço: Avenida José Brumatti, 3.310 — Jardim Santo Expedito Horários de funcionamento: 07:00 às 18:00 Nome do Diretor: Valor Per capita/ mensal: 2021 R$ 322,99 por criança + R$ 245,00 usteio de locação — Aluguel + IPTU (se for por criança de berçário (período parcial) o caso) 2022 em diante: R$ 645,98 por criança + R$ 245,00 por criança de berçário ( eríodo inte ral Valor total mensal: 2021 R$ 198.999,72 (cento e noventa e oito mil, novecentos e noventa e nove reais e setenta e dois centavos) 2022 à 2026— R$ 166.436,78 cento e sessenta e seis mil, uatrocentos e trinta e seis reais e setenta e oito centavos 3. Histórico do Proponente (experiências na área, parcerias anteriores): Nossa experiência vem do trabalho social realizado em ações organizadas em conjunto com nossos colaboradores onde temos o projeto de incluímos a perspectiva de responder alguma questão que tenha suscitado a curiosidade de resolver algum problema colocado pela realidade física e social, ter presente que os conteúdos curriculares não serão fins em si mesmos, mas meios básicos para constituir competências cognitivas ou sociais, priorizando-as sobre as informações; ter presente que as linguagens são indispensáveis para a constituição de conhecimentos e competências; temos o sonho de adotar metodologias de ensino diversificadas, que estimulem a reconstrução do conhecimento e mobilizem o raciocínio, a experimentação, a solução de problemas e outras competências cognitivas superiores; reconhecer que as situações de aprendizagem provocam também sentimentos e requerem trabalhar a afetividade da criança, assim vários aspectos de formação humana são trabalhados e as crianças são integradas em sua curiosidade e em seu desejo de agir sobre o mundo, buscando destacar a função principal da Instituição — em consonância com os eixos integradores da educação infantil - que é CUIDAR, EDUCAR, BRINCAR e INTERAGIR. Fortalecendo, assim, o ideal de uma escola justa, comprometida, democrática, inclusiva, fraterna, solidária, possibilitando às crianças o sucesso educacional, estimulando 8. Descrição das atividades e dos parâmetros a serem utilizados para aferiç50 do cumprimento das metas / Metodologia /Cronograma de realização das atividades: Parâmetros para aferi o Através de consulta ao sistema da Rede Municipal de Educação. Meta Forma de Execu o O a 100% Consulta as anotações efetuadas Matricular 100% (cem por cento) das Efetivar as matrículas das crianças crianças, de acordo nos Registros de Açåo com o número de encaminhadas pela Secretaria de Educação. atendimento previsto para a Supervisora realizada através de unidade escolar visitas "in loco" mensalmente. Média Geral da Unidade Escolar Baixa Frequencia Alunos F uentes Registros em para assegurar a frequência de todas as acompanhada através de registros próprios. arquivos próprios da SE (se houver denúncia) além das anotações efetuadas nos Registros de Açäo Supervisora realizada através de visitas "in loco" mensalmente. Cumpriu Garantir por cento) de gratuidade Em conformidade com as cláusulas do Não Cum no atendimento; Termo de Colaboração. Registro fotográfico em todas as visitas. O a 100% Garantir a limpeza a limpeza, higiene e A Organização visa a limpeza e higiene organização de todos os espaços para o mantendo a conscientização de todos e Registro durante as visitas pleno funcionamento da unidade escolar, a funcionários necessários para a manutenção periódicas, comparando com o fim de assegurar um ambiente de qualidade dos espaços, além de manutenção periódica Plano de Trabalho. as crian da unidade escolar. 0a 100% Manter o quadro de recursos humanos Conforme necessidade, de acordo com Acompanhamento a das legislação específica. formações quando oferecidas pela SE e pela própria Instituiçäo, através de reuniões com a equipe gestora da unidade escolar. Cumpriu Garantir a formação continuada dos A Organização se compromete com a Não Cum riu profissionais de acordo com as propostas da formação continuada de todos os seus SE profissionais. Acompanhar e tomar as devidas providências A frequência das crianças será Manter organizada e atualizada 100% (cem A Organização se compromete a arquivar de Conferencias durante as visitas por cento) da documentação da Unidade maneira adequada e de acordo com a periódicas. legislação vigente toda a Educacional, das crianças atendidas e dos documentação de Cumpriu funcionários. crianças e funcionários. Nåo Cumpriu Garantir uma alimentação saudável, de Em conformidade com as cláusulas do Acompanhamento durante as qualidade e com boa apresentação a 100% Termo de Colaboração. visitas periódicas e, quando (cem por cento) das crianças atendidas, necessário, junto a equipe de segundo o disposto no Programa de Nutrição da SE. Alimentação Escolar (PNAE); Cumpriu Não Cumpriu seus aspectos: físico, psicológico, intelectual e social. Hoje temos como base de nossos serviços as atividades como o brincar, ouvir ou contar histórias, brincadeiras cantadas, jogos de linguagem, atividades de pintura, desenho, modelagem, dançar, atividades ligadas aos cuidados corporais, ao aprendizado do autocuidado, dos valores e regras de convivência social, entre outras. 4. Descrlç50 do ObJeto Colaboração entre Secretaria de Educaç50 e a Associação Movimento Solidário visando à manutenção em regime de mútua cooperação na Unidade Escolar sito à Avenida José Brumattl, 3.310 — Jardim Santo Expedlto,oara atendimento decriançasna faixaetáriade O a 3 anos e II mfnima de 7 (sete) até o máximo 10 (dez) horas, salvo exceçöes especificadas em Portaria do setor responsável pela Demanda Escolar. 5. Público-Alvo — Previsão: Exercício Berçário Maternal 2021 2022 à 2026 180 88 6. Justificativa da atividade (Descrição da realidade que será objeto da parceria, devendo ser demonstrado o nexo entre essa realidade e a atividade e metas a serem atingidas): Continuidade do atendimento dos educandos devidamente matriculados na unidade escolar em questão, o qual a Secretaria de Educação não consegue absorver em escolas da Rede Própria, sendo que para o exercício de 2021 0 atendimento continuará sendo por período parcial (428 vagas) e à partir do exercício de 2022 até a finalização da parceria, por período integral, atendendo a capacidade permitida e demanda existente, de acordo com a LDB. Atualmente, o quadro de vagas é o apresentado abaixo: ABERTAS M total BI manhã 50 74 90 214 tarde 50 74 90 214 total 100 148 180 428 7. Objetivos: Proporcionar condições adequadas para promover educação, proteç50, segurança, alimentação, cultura, saúde e lazer, com vistas à inserção, prevenção, promoção e proteçäo à infância, em regime de parceria e relação de complementaridade, cooperação, articulação e corresponsabilidade entre o poder público e a sociedade civil, com o objetivo comum de viabilizar e desenvolver uma Política Pública de Educação Infantil da Cidade de Guarulhos. Visitas periódicas pela Garantir condlçðes, ambientes e Supervisão e, quando necessário e pelo menos 1 vez ao ano, visita da conservação dos espaços adequados para Manutenção periódica estrutural da unidade comissão especial de vistoria. o bem-estare o desenvolvimento integral escolar. Cumpriu de todas as crianças atendidas; Não Cumpriu A Organização se compromete em envolver a Consulta aos registros realizados Implementar e manter instrumentos comunidade em suas atividades afim de pela unidade escolar, pesquisa de de participação da comunidade, aproximar e fortalecer os vlnculos entre as satisfação junto aos responsáveis, garantindo transparência nas açöes da crianças os responsáveis e a escola. de forma anual. Nota de O a IO. Unldade Educacional; Proporcionar aprendizagens e vivências A Organização se compromete a seguir as Projeto Político Pedagógico enriquecedoras para 100% (cem por diretrizes da Secretaria de Educação, afim aprovado. cento) das crianças matriculadas em de garantir 100% do aprendizado e Cumpriu proporcionando vivências enriquecedoras. Não Cumpriu consonância com as diretrizes da SE; Acompanhamento durante as Garantir a qualidade das atividades com e visitas periódicas. manejamento da equipe gestora em conjunto para as crianças em consonância com as com a equipe pedagógica da unidade escolar. Cumpriu diretrlzes da SE Não Cumpriu Acompanhamento da aquisição de itens necessários ao atendimento aos alunos durante as Garantir a boa e regular aplicação dos A Organização prestará contas de todos os visitas periódicas. recursos recebidos e onde os mesmos foram Cumpriu recursos recebidos, de acordo com a aplicados através de Planilhas e documentos Não Cumpriu Planilha de Aplicação de Recursos. comprobatórios. A análise das planilhas será realizada através da Divisão Técnica de Presta de Contas. OBSERVAÇÃO: mensalmente será elaborado, por esta entidade, um relatório de avaliação do cumprimento de metas, com registros fotográficos e encaminhado para ciência e acompanhamento pela Comissão de Monitoramento, Fiscalização e Avaliação das Parcerias. 9. Previsão de Atendimentos/PúbIIco (número de crianças por falta etária/ agrupamento/ professores): ANEXO I I O. Calendário Anual de Atividades: O Calendário será apresentado anualmente com todas as atualizaçðes necessárias e em consonância com a SE, respeitando a Legislação vigente, contendo as datas/períodos destinados, dentre outros, para: avaliaçðes, paradas pedagógicas, reuniões com as famílias, passeios e excursöes, festas, comemoraçðes e outros eventos. I I. Plano de Aplicação dos Recursos Financeiros (Planilhasobrigatórias): I - Aplicaçðo do repasse inicial para implantação — Assunção de unidade escolarjå existente. Anexo I DADOS DA ORGANIZAÇÃO PrevIs50 de Atendlmento/PúblIco - 2021 Ca acidade máxima Atendimento ro osto Sala ne Berçário Maternal Agrupamento N • Crianças (por período) Professores 36 25 30 Berçário I 25 03 1 2 42 25 30 Berçário I 25 03 3 38 25 30 Maternal 29 02 4 15 15 15 Maternal 15 01 5 17 17 17 Maternal 17 02 6 24 24 24 Berçário II 24 03 7 29 25 29 Maternal 29 02 8 28 25 28 Berçário II 25 03 9 28 25 28 Berçário II 25 03 TOTAL 214 r período 22 VOLANTES 03 LEGENDA Berçário I Berçário II Maternal Capacidade máxima Atendimento proposto Sala ng Berçário Maternal Agrupamento N' Crianças (por período N2 Professores 36 25 30 Berçário I 25 03 1 2 42 25 30 Berçário I 25 03 3 38 25 30 Maternal 29 02 4 15 15 15 Maternal 14 01 5 17 17 17 Maternal 16 01 6 24 24 24 Berçário II 23 03 7 29 25 29 Maternal 28 02 8 28 25 28 Berçário II 25 03 9 28 25 28 Berçário II 25 03 TOTAL 211 21 VOLANTES 03 LEGENDA Berçário I Berçário II Maternal Previsão de Atendimento/PúbIico — 2022 à 2026 TOTAL II Quadro de despesas com Recursos Humanos (ANEXO II) - Anexo II DADOS DA ORGANIZAÇÃO Quadro de despesas com recursoshumanos(até 2021) Quadro de despesas com recursos humanos (2022 a 2023) : 55,00 : 1.186,35 181,00 Coordenador þ0hÞ.300,oož 2.300,00 586,50 0,00 184,00 23,00 496,11 181,00 3.770,61 0,00 3.444,00 : : 9.285,89 : 3.801,00 : 70.989,14 21 : Professorfixo 43.050,00 : 10.977,75 : 430,50 3 : Professor volante t40H2.050,oo: 6.150,00 : 1.568,25 : 0,00 : 492,00 61,50 : 1.326,56 543,00 10.141,31 207,48 : 124,00 15,50 334,34 181,00 2.807,57 1i cozinheira 1.550,00 395,25 : 414,96 : 240,00 : 30,00 647,10 362,00 5.459,06 2 :Auxiliar de 3.000,00 : 765,00 Assistente 474,54 181,00 3.822,02 2.200,00 561,00 207,48 : 176,00 22,00 : Administrativo : : 207,48 : 128,00 , 16,00 345,12 181,00 2.885,60 1 : Agente escolar 1.600,00 408,00 3 nuxiliar de limpezaž40hž 1.500,00 4.500,00 , 1.147,50 : 622,44 : 360,00 45,00 970,65 543,00 8.188,59 Auxiliar de ' 120,00 15,00 323,ss 181,00 2.729,53 1.500,00 382,50 : 207,48 ' manuten o TOTAL 71.350,00 17. il 67,32' 08,oo i 713,50 i15.390,21 6.355,00 : 119.255,78 ; , REP ENTêNTE GAL ORGANIZAÇÃO Anexo III Quadro Geral de Receitas e Despesas — MENSAL/2021 DADOS DA ORGANIZAÇÃO Recursos Humanos (folha de pagamento e benefícios) 101.383,58 33,96 Poupança 17.450,14 5,84 Custos Gerais (material de higiene e limpeza, material de escritório e da 80.166,00 26,85 ico, uenas manuten s, concessionárias, outros . 198.999,72 66,65 TOTAL GERAL Verba Adicional em setembro — Consumo qualificação do quadro de recursos humanos, pagamento de 139, férias acrescidas de 1/3 (um terço) e demais encargos trabalhistas, rescisões e diferenças salariais, 79.599,89 26,66 execu ode melhorias em suas instala esea uisi o de materiais a ó cos. Aquisição de bens permanentes 19.899,97 6,69 298.499,58 100 Quadro Geral de Receitas e Despesas - MENSAL/2022 à 2026 VALOR PREVISTO Recursos Humanos (folha de pagamento e benefícios) 88.745,36 35,54 Poupança 15.390,21 6,16 Custos Gerais (material de higiene e limpeza, material de escritório e 62.301,21 24,95 agógico, pequenas manutenções, concessionárias, outros). 166.436,78 66,65 TOTAL GERAL Verba Adicional em maio e setembro — Consumo qualificação do quadro de recursos humanos, pagamento de 132, férias acrescidas de 1/3 (um terço) e demais encargos trabalhistas, rescisões e diferenças salariais, execu 66.574,71 26,66 ode melhorias em suas instala öes ea uisi ode materiais ed ó cos. Aquisição de bens permanentes 16.643,68 6,69 100 vnseCafIos ASSINATURA DO REP ESEtGÅÅfÈi L ORGANIZACÄO 6 一 av.'!OPOP se nTEZ一 at-I!OPOP 52enttZle- 121W0 」 5 8Z 0 」a 52enttZ一 21u一0O'」 52ehVIZ一 eau!OPO!J ÞL •E9VZ t8卜9• 8L9E99T 666•861 9E 99T 000 99T 8L9EÞ991 9£99T 9E99 6 一86T 8L9£Þ991 8L9E 一 666'861 9E99 000 8L9E• t 819Eþ'99t SS9•6ÞZ 85 '86Z SS9•6t'Z SS9'6ÞZ$8 SSY6ÞZ 81-E99r 9E•99T 8L9EV99L8 9 •99T 9E99冖 a666 6t 9E991 9 '99T 89E991 8Z9 •991 In 9E•991 80 991 9E•99T SS9'6 8 SS9•6~ 8 9E • 8卜E99T '99 9E 0 8L9~991 8卜9E· 991 0$8 8卜9E99T 8卜9E•99一 9E991 99T 99T 819E99T 9E99T 8 991 8 9E99 59EZ6'E9t•tt